Projecto da Universidade de Coimbra reduz custos de construção de torres eólicas metálicas

22-02-2010 22:07

Uma técnica implementada por pesquisadores da Universidade de Coimbra, em Portugal, ajudará a tornar mais barata a construção de torres eólicas metálicas. Denominada High strength steel tower for wind turbines (Torres eólicas em aço de alta resistência), a técnica consiste na substituição das flanges metálicas que são utilizadas para interligar as secções de uma torre metálica, por outras de interligação diferente, que utiliza tipos de aço de alta resistência.

"A substituição destas flanges permite a criação de torres metálicas mais leves e mais baratas, pois estas peças chegam a representar 30% a 40% do preço actual", afirma o CEO da Braselco, Armando Abreu. O custo das torres eólicas metálicas de aço, segundo ele, é um pouco superior a R$ 1 milhão. Devido ao elevado preço do aço no mercado internacional, algumas empresas utilizam estruturas de concreto.

Além disso, dependendo do projecto e do tipo de concretagem escolhida, as torres fabricadas com este material podem ser feitas no próprio parque eólico. A altura dos empreendimentos normalmente varia entre 60 metros e 120 metros, conforme o tipo de aerogerador. Além da universidade de Coimbra, principal responsável pela implementação da técnica, faculdades da Suécia, Alemanha, Grécia e empresas finlandesas, alemãs e portuguesas também são parceiras no projecto.

O projecto será apresentado no evento sobre energias alternativas e renováveis Power Future 2009, que acontecerá em Fortaleza de 29 de Junho a 1º de Julho. Para apresentá-la estará presente no evento Carlos Rebelo, professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.


Fonte: Agência CanalEnergia, Tecnologia