Visita ao parque eólico de Felgar

22-02-2010 23:00

Como previsto, no passado dia 13 deste mesmo mês, o grupo deslocou-se ao parque eólico de Felgar, um dos unicos parques eólicos da Eurico Ferreira em Portugal.

Acompanhados por um engenheiro eólico, estudamos a fundo a constituição das 4 torres existentes neste parque e enrriquecemos bastante o nosso conhecimento acerca destas torres.

As primeiras informações recolhidas foram logo durante a viagem, ficamos a saber que todas estas torres estao ligadas a um servidor interno (que podem ver na galeria de imagens) iste permite que todas as torres daquele parque, sejam nao só controladas por uma central em Madrid, assim como outros parques, mas também podem ser controladas de qualquer ponto do mundo, apenas é  necessario um portatil com ligação a internet e uma chave ( nao é uma pass nem uma série de programas ou codigos, é mesmo uma pen que funciona como chave) e tudo o que se passa em tempo real no parque é monotorizado para o computador.

Com uma altura de 80 metros, a torre possui um aerogerador com 3 pás, cada uma com 40 metros de comprimento.

Aquele parque, funciona durante 2500 horas por ano, e produz em média, entre 2000 a 3000 euros por hora, dependendo da intensidade do vento.

Após uma breve revisão básica da torre, e também porque estava muito frio, entramos numa torre onde tivemos a oportunidade de ver todo o equipamento interno e a dimensão de uma torre eólica. Como podem ver na galeria, a torre tem um elevador para transportar os engenheiros até o aerogerador se necessario, assim como uma escada que, por curiosidade não esta pregada ou aparafusada à torre, esta escada com uma extenção de 80 metros está presa à torre por imans (ver imagens na galeria).

Todas as torres tem a capacidade de rodarem sobre si mesmas de forma a apanhar de uma forma mais rentavel o vento, estas da Vestas, tem a capacidade de darem 3 voltas completas sobre si mesma, mas como é gasto muita energia para rodar a torre, esta tem sensores, que com a ajuda de muitos e complexos calculos tem a precepção se é ou nao rentável fazer a rotação. Após a torre completar as 3 rotações o cabo que transporta a energia do aerogerador até á base da torre torce e para que a torre complete uma mais volta, tem que dar uma volta no sentido contrário para continuar a funcionar normalmente.

A energia que desce do aerogerador em cabos, entra, assim como a das outras torres, numa central local, a mesma central onde se encontra o servidor e toddos os filtros e segurança que controlam o parque, esta energia pode ser activa ou reactiva e é injectada conforme o necessário (sendo aquele parque perto de uma zona industrial, é injectada mais energia reactiva que activa), na rede eléctrica que prosteriormente passará por nossa casa.

Concuindo, penso que este esta visita ao parque eólico de felgar foi muito produtiva e bastante importante para os melhores interesses do grupo.